sexta-feira, março 21, 2003

Está uma tremenda bagunça aqui no escritório! O pintor está aqui e tem gaveta de arquivo prá todo lado, telefone dentro de saco plástico, escada no meio do caminho, cheiro de esmalte sintético misturado com tinta acrílica...
Lá em casa a zona é outra, para chegar até a porta da sala é preciso agachar para passar por baixo dos andaimes, marteladas não te deixam escutar nada, especialmente as notícias da invasão do Iraque.
Por falar em Iraque eu nem mencionei nada disso, tambem não sou eu que devo contar esta história que estará mais que documentada pelos jornalistas, estrategistas, políticos, historiadores e outros. Mas de qualquer forma quero contar uma coisa que presenciei:
Estava em uma casa de tintas e duas moças estavam conversando enquanto eu, indiscretamente, prestava atenção no papo que rolava. Uma delas disse que pegou um globo geográfico e procurou pelo Iraque e imediações, ao encontrar percebeu que os Estados Unidos ficam do outro lado do mundo, ou seja, que Estados Unidos e Iraque nem mesmo são vizinhos. Tal constatação lhe causou perplexidade pois como países que nem são vizinhos podem entrar em gerra?
Veja só, eu jamais imaginaria que duas pessoas com mais de vinte anos de idade, vivendo em um país livre onde a informação é disponível e detalhada, poderiam ignorar que os dois países não fazem fronteira entre si.
De certa forma isso explica um monte de coisas que acontecem. Essas moças são filhas de comerciantes bem situados em nossa cidade e cursaram, pelo menos, o segundo grau completo, apesar disso, são absolutamente alheias ao que se passa em seu redor. Creio que a capacidade de discernimento delas é muito precário, que tomam decisões mal ponderadas e votam sem nenhum critério. Isso realmente explica muita coisa...

Estive na roça e encontrei o Seu Vítor, combinamos para que ele dê uma boa limpada no laguinho e remova as pragas da grama que plantei lá.
Demos ração para os peixes e colhemos milho verde, o milho está num ponto ótimo de colheita! Colhi goiaba daquela goiabeira que eu cuidei lá no meio do pasto, ela está linda e suas goiabas são grandes em formato de pêra, polpa vermelha e muito doces, colhi tambem limão galego, kim-kam para fazer doce, maracujá e uma maçã.

Ontem o pedreiro não conseguiu fundir a viga, só o fez hoje quase na hora do almoço. Na parte da tarde está continuando com o entijolamento acompanhando o oitão lateral da casa e deve fazer o respaldo da parede da garagem.

quinta-feira, março 20, 2003

Ontem fui à médica e ela gostou da minha forma mas dobrou o Conversil pois a pressão medida estava em 14x9. Conversando com ela sobre banho quente ela disse que vai encomendar uma banheira minha nos próximos seis meses. Boa notícia!
O pedreiro melhorou e veio trabalhar, disse que estava com um resfriado forte e tomou injeção no hospital.
Ainda não conferi mas acredito que foi possível deixar fundida a viga dos fundos da garagem, quando saí de casa depois do almoço já estavam montando as caixas.
Ontem liguei para saber os preços de portões na Portatoldo e não gostei muito do que escutei, um portão de 5m x 2,4m de altura com motor e acabamento em jatobá fica em R$3.578,00 e pode-se pagar em oito vezes sendo uma no pedido, outra na entrega e mais seis subsequentes, some-se aí o frete e estadia do instalador.
Meu dedinho está muito bom, já consigo caminhar quase sem mancar e o aspecto já é muito saudável, pudera, tratei este ferimento como manda o figurino, mantive limpo e com tres curativos por dia.
O pintor ainda está por aqui, é que resolvi pintar uma divisória de madeira.

quarta-feira, março 19, 2003

O pedreiro está com febre e não veio, o servente veio e ao invés de aproveitá-lo para adiantar as ferragens eu o dispensei. Bela burrada!
Fui até a empresa do Engenheiro Civil e combinamos o uso de uma viga treliçada com ferragem negativa para o vão de 5,5 m do portão. Ainda não estou certo se vou comprar um portão deste tamanho, mas de qualquer forma a obra fica preparada para esta possibilidade.
O dedo do pé passou bem a noite e hoje consegui andar até a empresa de chinelo, com sapatos dói muito para andar.
Daqui a pouco tenho consulta com a cardiologista.

terça-feira, março 18, 2003

TEM TANTA FRUTA EM CASA QUE EU ESTOU ATÉ ALUCINADO!
PARECE QUE ESTOU NO PARAÍSO!
Amanhã tem médica, meu peso está na casa de 98 kg, ela vai ficar satisfeita, só não vai ficar satisfeita quando souber que parei de tomar um dos remédios que ela prescreveu.
Mas talvez fique mais calma quando souber que tenho acompanhado minha pressão arterial e ela está muito boa.
Depois eu conto se ela deu bronca ou não.
O engenheiro disse que para o vão de 5 m preciso de uma viga de 20x30 mas é possível com uma vigota de laje treliçada de 12 cm de largura complementando a armação com outras ferragens. Amanhã marcamos um encontro para estudarmos o caso.
Acordei cedo e lavei o carro, quando já estava pronto e eu estava recolhendo o balde e outras coisas dei uma topada com o pé na guia que arrancou a tampa do anular direito. Tá doendo ...
O pedreiro não conseguiu montar as formas ontem, mas já montou e fundiu hoje, o serviço andou lento mas não sei por quê.
A pintura está indo bem e a caiação da parede do vizinho está pronta.
Hoje comprei os materiais para o nosso novo negócio. Se tudo correr bem, até o final de abril está tudo pronto para o teste.
Esta semana devo ir a uma cidade maior para comprar umas peças hidráulicas, antes estou tentando por aqui mesmo em uma fábrica de fiberglass.

segunda-feira, março 17, 2003

Ontem eu removi o forrinho da varanda da casa da chácara e manobrei a rede elétrica do chuveiro para o padrão de energia da casa.
Aproveitamos uma caçamba de sucata que o pessoal contratou e colocamos umas tranqueiras do paiol. Devagar vamos limpando tudo.
As paredes da garagem já estão altas, hoje o pedreiro montou andaime para a segunda etapa das paredes, amanhã deve chegar ao nível de respaldo.
As colunas foram desmoldadas e ficaram muito boas, vale lembrar que fundimos até a altura de dois metros, vamos montar as formas novamente e fundir o restante.
Voltei hoje da chácara, saí de lá às dez para as seis e chegamos dez para as dez. Paramos no Castelo para comprar pão mas não tinha ainda, paramos para pegar uma encomenda de laranja lima e o cara ainda não tinha colhido, perdemos vinte minutos lá para esperar colher. O responsável pelo local, um tal de Tuti, disse que na próxima vez que passarmos por lá ele vai dar ramas de uma mandioca que não precisa cozinhar antes de fritar.
O Domeio pegou o ônibus das dez e meia para a faculdade, chegamos na horinha. Só agora à tarde é que descobri que a consulta com a cardiologista era hoje, pensei que amanhã seria dezesete. Já remarquei para quarta.
O pessoal da ONG desnudou a sala, removeu forro e reboco além do tablado que tinha lá. Passaram o dia limpando o local para recomeçar a obra. Vai ser uma correria danada!
Totalizei 13 produtos que trouxe da chácara e do sítio: Pimenta, Abil, Caqui, Mamão, Banana, Pinha do Norte, Laranja, Carambola, Abacate, Milho, Goiaba, Maracujá e Chuchú. Ah!, 14 pois esquecí da abóbora!